O projeto recém-lançado chamado “The Facebook Journalism Project” prioriza um compromisso em tomar medidas proativas e garantir o ambiente de notícias e jornalismo pode prosperar no Facebook. Com investimento em tecnologia, programas, novas ferramentas e parcerias, a maior rede social do mundo anunciou as seguintes mudanças:
Colaboração para produtos de notícias
Facebook planeja aprofundar os níveis de colaboração com as organizações de notícias, a fim de conectar seus produtos e equipes de engenharia com os editores para construir coisas a partir do zero. Isso inclui novos formatos de histórias baseados nos padrões de consumo sempre em evolução dos usuários e consumidores.
O Facebook espera que o Live, 360 e Instant Articles façam parte dessa equação, mas também reconhece que os consumidores podem exigir formatos e métodos inteiramente novos para ler, assistir e compartilhar notícias em vários dispositivos. Um exemplo que o Facebook menciona na publicação é a capacidade de editores publicarem páginas do Facebook, combinarem histórias e entregá-las a leitores altamente envolvidos.
Notícias locais
Está em estágios iniciais, mas o Facebook quer apoiar pequenos jornais e agências de notícias. Talvez o Facebook quer criar sua própria versão do Patch.com da AOL, uma plataforma de notícias e de informação de base para pequenas cidades nos Estados Unidos.
Modelos de assinatura
À medida que o conteúdo e os funis de assinatura se tornam mais dominantes no ambiente de mídia atual, o Facebook está experimentando um recurso de assinatura nativa para editores e saídas de notícias para aumentar sua audiência. Os testes existentes no Facebook estão focados em recursos de avaliação gratuita e na segmentação de artigos instantâneos. Os editores que usam artigos instantâneos poderiam adicionar uma caixa para que os usuários se inscrevessem para uma avaliação gratuita de sua assinatura paga. O Facebook está testando isso com a organização de notícias alemã BILD.
Formação e e-learning
Para ajudar jornalistas em todo o mundo, o Facebook criou um único destino educacional focado nos produtos, ferramentas e serviços do Facebook. O site do Facebook Blueprint enfatiza os três pilares do ciclo de notícias: descobrir conteúdo, criar histórias e construir uma audiência.
Melhores práticas para UGC e mídia de testemunhas oculares
Quando há uma notícia de última hora, e um civil carrega um vídeo documentando a história, as notícias saem sobre a chance de usar esse conteúdo. No entanto, muitas vezes, os jornalistas e organizações não tomam as medidas apropriadas, ou mesmo legais, para usar e pedir esse conteúdo.
O Facebook continuará a ajudar jornalistas e testemunhas oculares que carregam vídeos e imagens durante eventos de última hora. O Facebook comprometeu-se a aumentar seu envolvimento com a First Draft Partner Network, uma coalizão de plataformas e mais de 80 editores, que trabalha em conjunto para fornecer orientação prática e ética sobre como encontrar, verificar e publicar conteúdo originário da web social.
Corrigindo seu problema de Notícias falsas
O Facebook está certamente ciente de sua notícia falsificada e emissão de embuste de notícias, por isso está tomando ainda mais passos para limitar este problema e espera corrigi-lo inteiramente. Novas atualizações de plataforma permitem que as pessoas ajudem a reduzir a propagação de notícias falsas, relatando histórias e posts, um novo programa com organizações de verificação de fatos de terceiros e outros métodos para determinar se as histórias são embustes antes mesmo de chegarem ao seu Feed de notícias.
Fonte: SMW Staff